Protesto contra a exclusão de investigadores das eleições na ULisboa.
Vídeo

Votos mudos não chegam à urna!

A Ciência em Portugal continua envolta num clima de incerteza. Além da notória
precariedade laboral dos trabalhadores científicos, tem havido sucessivas exclusões de
investigadores da participação activa na vida democrática das Universidades, incluindo os direitos mais básicos, como votar. Se, por um lado, a Universidade de Lisboa (ULisboa) publicita o reconhecimento da sua investigação e exibe com satisfação os seus lugares nos rankings internacionais, por outro lado, ela veta a participação de centenas de investigadores dos cadernos eleitorais para as eleições dos seus órgãos.

Estão a decorrer nos dias 3 e 4 de maio de 2021 as eleições para o Conselho Geral e
Senado da ULisboa. A publicação dos cadernos eleitorais revelou a exclusão dos
investigadores que, apesar de membros integrados das Unidades de Investigação Próprias das várias Faculdades, são contratados através das suas Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos (IPSFL), participadas e controladas pelas várias escolas da ULisboa. Estes investigadores trabalham na e para a ULisboa, contribuem de forma determinante para a produção científica contabilizada na sua avaliação, captam milhões de euros de financiamento, orientam centenas de teses de mestrado e doutoramento, e colaboram no ensino da ULisboa. Mas nestas eleições não têm participação na vivência democrática da instituição, centenas de investigadores foram excluídos depois de já terem participado em actos eleitorais anteriores! Estamos muito longe de ter uma Universidade Plural!

Como forma de protesto, porque na ULisboa há Investigadores sem direito de voto, será
realizada no dia 4 de maio uma ‘manifestação virtual’, a realizar entre as 13h30 e as 14h30, no seguinte link http://bit.ly/UL-Manif


NInTec – Núcleo de Investigadores

com apoio do SPGL– Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, ABIC– Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, SNESup– Sindicato Nacional do Ensino Superior, OTC– Organização dos Trabalhadores Científicos, Rede Investigadores Contra a Precariedade Científica.